Sempre fui usuário do bom e velho IRC, o bastante conhecido programa de chat. Naquele ano de 2004 o IRC já estava decadente e o principal servidor nacional, a BRASNET, vivia com problemas de LAG, NETSPLIT e outros problemas comuns de quem usava aquele programa.
Decididamente cansei do IRC. Consegui a proeza de usar durante 8 anos o mesmo apelido (nick), fiz muitas amizades por lá, mas a minha paciência com o mau funcionamento daquele programa havia acabado.
Nos meus últimos meses eu entrava de vez em quando com um nick alternativo, que tirei de um xingamento do personagem interpretado pelo Agildo Ribeiro em Zorra Total. O personagem era aquele professor que explicava sobre alguma coisa, mas era interrompido de vez em quando pelo seu mordomo, que tocava uma campainha. Num desses quadros, o personagem do Agildo chamou o mordomo de "Placenta de Piolho". Isso havia acontecido mais de um ano antes e eu estava numa lanchonete comendo e assistindo TV quando o Agildo soltou aquela pérola. Depois de rir durante meia hora daquele nome, resolvi batizar meu nick alternativo de "Placenta de Piolho".
Isto aconteceu em 2002. Nessa época havia começado a febre dos blogs e tinha resolvido criar um em homenagem à sala de bate-papo que eu entrava no IRC. Uma dessas seções deste blog era chamado de "Berrante do Zebedeu", em homenagem a um antigo bot (nome dado a um programinha-script do IRC que deixava a sala sempre funcionando, com mais alguns recursos). Nessa seção fazia-se comédia com os usuários daquela sala. As outras seções falavam da história do canal (sala), momentos engraçados, fotos de usuários antigos e novos, etc...
O blog durou exatamente um ano. Muitos blogueiros que nunca entraram naquela sala do IRC deram mais valor ao blog do que os usuários que a frequentavam. Na parte de comédia desse blog que durou um ano, havia criado, além do Zebedeu, uma espécie de correspondente, que comentava algumas notícias com um texto pra lá de nonsense. A esse correspondente chamei-o de "Placenta de Piolho", o que ajudou a fazer certo sucesso entre os blogueiros.
Já que eu estava órfão de blog um amigo meu de infância me chamou para ajudá-lo num blog que ele havia criado na mesma época que aquele outro que havia durado um ano. O blog possuía textos nonsense, com palavreados de baixo calão e bordões escatológicos. O Blog tinha o título de "Dr. Cesariano", com o subtítulo "anestesista por opção". Esse Dr. Cesariano era um personagem que conduzia o seu blog, falando de coisas sem sentido e utilizando textos mais sem-sentido ainda. Ainda em 2002, quando eu estava me dedicando ao meu blog, de vez em quando eu contribuía para o blog dele.
Era incrível como esse blog alcançou uma projeção entre a comunidade blogueira. Ele foi citado em vários blogs de gente que não fazíamos a menor idéia de quem era. Quando esse meu amigo me chamou para fazer parte do blog, ele já estava bastante conhecido entre os blogueiros. Em novembro de 2003 eu encerrei os trabalhos do blog anterior e imediatamente fui fazer parte da equipe do Dr. Cesariano.
Em janeiro daquele mesmo ano ele conseguiu um feito que não tem muita importância mas teve uma repercussão incrível: conseguiu ficar entre os 10 blogs do "Blogs of Note" do Blogger da Globo.com .
Não era nada de mais, mas o fato de ter conseguido ficar ali uma semana deu uma projeção tremenda ao blog do Dr. Cesariano. No mesmo ano, um colunista do Caderno de Informática do jornal O Globo especializado em blogs elogiou o Dr. Cesariano, mas não houve possibilidade de divulgá-lo nas páginas daquele caderno por causa do palavreado que usávamos no blog.
Em 2004 o blog do Dr. Cesariano acabou. O Blogger da Globo.com começou com uma babaquice de ser pago e ser restrito aos usuários daquele provedor. Como havíamos cadastrado na época que era de graça e não precisava ser associado, o Blogger deletou o meu blog e também o do Dr. Cesariano.
Um sonho nada a ver
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário